O HOMEM DO POVO JORNAL DE PAGU E OSWALD DE ANDRADE

















Em 1931 Oswald de Andrade e sua esposa Pagu, fundaram o Jornal “O Homem Do Povo”.
Foi curta sua existência, efêmero, o semanário não durou dez números, mas mostrou a que veio. Conforme vamos nos informando, aos poucos, às notícias do Movimento Modernista, a ideologia de esquerda vai agora ficando patente. 
Se lembrarmos de Tarsila do Amaral com seu "Abá-Purú", segundo ela mesma me contou, era assim que se escrevia: abá = homem e purú = carne humana. Ela consultou o Dicionário de Tupi Guarani do Padre Montoya, para montar o título da obra e expressar seu descontentamento com a situação social do país. Aliás, várias obras suas trazem temas sociais relevantes. Neste caso especifico queria deixar exposto que os homens exploram homens a troco de baixos proventos.
Oswald de Andrade, ativista comunista, logo em seguida ao inicio da produção do jornal, se filia ao Partido Comunista Brasileiro.
É! O romântico Movimento tinha cunho político sim, a história nos revela isso com um farto documentário, apenas que as elites, apossadas das idéias modernistas não permitiram essa compreensão. O periódico tinha em sua linha de autores, por exemplo, o ultra-comunista Astrogildo Pereira entre outros. Mesmo assim não se pode afirmar que por ser de esquerda o jornal não tenha seguido adiante. 
Com ou sem importância, temos aqui um fac-símile de todos os números publicados, se você for de esquerda ou de direita, deve aproveitar o estilo estético de sua arte gráfica e buscar copreender melhor a antologica epopéia paulistana.
pv 50

_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah