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ESGOTADO
P. M. Bardi
“THE ARTS IN
BRAZIL”
A New Museam At
São Paulo -
Milano
Edizioni Del
Milione
1956
296 páginas
The
Arts in Brazil: A New Museum at São Paulo
Versão para o ingles por
John Drummond
Ourselves and the Past, I, 297 pp., 439 ill.
(57 in Color),
Milan
Edizioni del
Milione
Mayra de Camargo Rodrigues
Luciano Migliaccio
O objeto deste TFG são algumas das
exposições realizadas por Lina de 1959 à 1985: Bahia no Pavilhão Bahia, São
Paulo (1959);Nordeste no MAP, Salvador (1963).A mão do povo brasileiro, no
MASP(1969). As quatro do Centro de Lazer SESC Fábrica da Pompéia entre 1982 a
85: Design no Brasil: história e
realidade; Mil
brinquedos para a criança brasileira; Caipiras, capiaus: pau-a-pique e Entreato para crianças.
As exposições são vistas aqui como
parte do trabalho de Lina no campo da arquitetura, principalmente a partir da
noção de projeto.Os espaços das exposições de Lina, assim como a arquitetura de
seus edifícios, sempre possuem um projeto, um desenho que expressa um
desejo,desde os elementos utilizados para expor os objetos, como suportes,
painéis, armários, caixotes, andaimes e vitrines, ao próprio espaço da
exposição a arquitetura da exposição. A atuação de Lina nessas exposições é
ampla, envolvendo desde a idealização até o projeto e a montagem, atingindo
resultados de grande coerência.
"Bahia" é preparada por
Lina e Martim Gonçalves em Salvador e trazida para São Paulo durante a V Bienal
Internacional.O universo ligado à Bahia torna-se o centro dessa exposição: suas
cidades,sua arquitetura,festas,crenças,arte popular,culinária,música,objetos do
cotidiano e sua população que vêm representados de diversas formas,seja por
fotografias,pela presença dos objetos ou pela recriação de um ambiente que os
situam na realidade.
"Nordeste" surge como
parte de um amplo projeto cultural e político de Lina para a forma como deveria
se desenvolver um desenho industrial e a indústria no Brasil,através da criação
do Museu de Arte Popular do Unhão e de seus centros de Documentação sobre Arte
Popular e de Estudos Técnicos do Nordeste.O programa reunia além de um museu,
as oficinas do Unhão; projeto de uma escola, que tinha como perspectiva o
desdobramento em uma Universidade Popular, fundada na valorização da
experiência artesanal (ou pré-artesanal) já existente no Nordeste. Assim, o
material reunido revela o esforço de um levantamento por todo o Nordeste.No
primeiro pavimento é apresentada em grandes armários e caixotes, como
encontrado nas feiras e mercados populares, a multiplicidade do conjunto dos
objetos. No térreo, estão as carrancas do Rio São Francisco, os ex-votos, as
imagens de santos, apresentados em suportes que tendem a isolá-los mais do que
apresentá-los como um conjunto.
Em "A mão do povo
brasileiro" apresenta-se através de um mesmo suporte que é reorganizado
diante dos objetos que deve expor, inúmeros elementos do mobiliário, instrumentos,
adornos, vestuário, cerâmica, esculturas, figuras religiosas e brinquedos
realizados no Brasil. Objetos que são colocados lado a lado e misturados no
espaço da exposição, sem uma separação clara, mas mostrados como conjunto.
Design e Mil brinquedos, além de
apresentarem os objetos antigos, como nesta exposição A Mão, abrem espaço para
a mais recente produção industrial. As quatro exposições do SESC possuem uma
particularidade pelo fato de não se realizarem em um contexto de museu,mas sim
em um Centro de Cultura e Lazer projetado por Lina, situação que permite uma
maior relação entre as exposições aos conceitos presentes na arquitetura da
Fábrica da Pompeia.
Nessas duas primeiras exposições é
possível dizer que existe uma espécie de separação no espaço entre a produção
"antiga-artesanal" e a "recente-industrial", apesar de uma
se encontrar espacialmente ao lado da outra.Na exposição Design, no início
estão os objetos artesanais e ao fundo os produtos industrializados e o design gráfico.
Assim, como a exposição Mil brinquedos que de um lado apresenta os brinquedos
antigos e de outro os industrializados.
Em
"Caipiras,capiaus:pau-a-pique" a relação
"artesanal"-"industrial" é dada não pela presença
simultânea dos elementos artesanais e industriais, como ocorre nas outras
exposições, mas sim pela realização de uma exposição que recria os aspectos da
vida do interior rural de São Paulo e Minas Gerais inserindo-os no contexto
urbano-industrializado do Centro de Lazer em São Paulo. Ai são construídas as
casas de pau-a-pique, o forno a lenha e o alambique pelos habitantes dessas
regiões que foram trazidos ao SESC para montar a exposição à maneira como
organizam sua vida. O interior das casas foi ambientado com seus objetos, assim
como a venda, o paiol e a capela.
"Mil brinquedos" estimula
uma aproximação entre exposição e arquitetura do SESC, visto que o tema dos
brinquedos permite explorar um caráter lúdico da exposição ligado a brincadeira
e ao universo infantil que também está presente nas intenções presentes na
arquitetura do SESC. Elementos como o Carrossel e a Bóia, ao fundo da
exposição, que podem ser utilizados para brincar, iniciam um relação muito mais
ativa entre freqüentador e exposição.
"Entreato para crianças"
investigou-se a ligação das crianças com os bichos, que se tornavam grandes
brinquedos para a experimentação livre das crianças, que podiam entrar,
atravessar, subir, descer, brincadeiras que possibilitavam uma grande interação
entre o universo infantil e dos animais.
O fato de Lina ser neste momento a
diretora cultural da unidade permite a criação de uma programação cultural
muito coesa que explora as potencialidades do espaço e dos elementos criados na
arquitetura do SESC.
As exposições propõem novas maneiras
de se relacionar com os elementos que diariamente convivemos chamando à
necessidade de tomarmos consciência de seus significados, seja dos objetos, dos
brinquedos, dos animais, da história e do presente.
BARDI, P. M.
Published by Milione, Milan (1956)
Used Hardcover
Quantity Available: 1
From: (New York, NY, U.S.A.)
Item Description: Milione, Milan, 1956. hardcover. Book Condition: very good. Dust Jacket
Condition: good. Translated by John Drummond. 439 illustrations including 57
color plates. Square 4to, light blue cloth, d.w. (worn). Milan:
Milione, 1956. Very good. Bookseller Inventory # 42460
BARDI,
Lina Bo; GONÇALVES, Martim. Exposição Bahia, Habitat, São Paulo, n.56,
1959
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O
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Catálogo de Exposição
MIL
BRINQUEDOS PARA A CRIANÇA BRASILEIRA. Lina Bo Bardi et al. montagem. São Paulo: SESC - Fábrica
Pompéia, MASP, 1982. Centro de Lazer SESC Fábrica Pompéia, São Paulo, dezembro
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