Olá prezado visitante, como tem
passado V.Sa.? Muito legal ver você por aqui, viu?
Sobre este exemplar do Catálogo “Brasil
in Venezia”, publicado pela Brasil Conncts, o que temos a dizer é que ele é
imprecindivel para qualquer estudioso de arte brasileira, principalmente no que
toca a partir do período Contemporâneo, até o Atual. Lógicamente lembrando,
como retrospectiva alguns episódios Arte Brasileira.
Pelo texto abaixo, aliás escrito
pelo próprio presidente da entidade responsavel pela sua publicação Dr. Edemar
Cid Ferreira, você pode ter maior noção do diâmetro deste catálogo.
A Bienal de Veneza, criada no final
do século XIX, em 1895, é a mais antiga e importante mostra de artes plásticas
do mundo. A Bienal de São Paulo, criada em 1951, é um espelho dela. Hoje
existem diversas bienais espalhadas pelos cinco continentes.
Na 49º edição da Bienal de Veneza,
por um acordo entre a Fundação Bienal de São Paulo e a BrasilConnects, um novo
nome da Associação Brasil+500 e o Brasil U.S.Council, tivemos o orgulho de
levar àquela cidade cinco exibições da arte brasileira com a curadoria geral do
italiano Germano Celant. A cidade ficou tomada pelos artistas brasileiros: Vik
Muniz, Ernesto Neto, Miguel do Rio Branco e Tunga. Os dois primeiros tiveram
seus trabalhos expostos no Pavilhão Brasileiro no Giardini Del Castello e
também no térreo do Palazzo Fortuny . Miguel do Rio Branco teve uma foto colada
em um estandarte de nove metros de comprimento por cinco de altura defronte o
Museu Peggy Guggenheim, debruçado ao Grande Canal da Cidade. Todos que estavam
em Veneza obrigatoriamente passaram e viram a grandiosa obra. Nesse mesmo Museu
foi inaugurada uma escultura doada do artista Tunga. Hoje ela brilha entre
esculturas de Giacometti, Henry Moore, Picasso, Dali, etc.
Mais outros dois acontecimentos
culturais ocorreram simultaneamente. A exposição de Carmen Miranda e o Carnaval
Brasileiro, no andar superior Palazzo Fortuny com a curadoria dos carnavalesco
cariocas Rosa Magalhães e Antonio Sergio Ribeiro. Na igreja de San Giacomo
dall’Orio, com a curadoria de João Marino, a exposição dos Santos Barrocos
Pretos.
Edemar Cid Ferreira
Presidente
Germano Celant
Crurador
Verona - Italy
Gráfica 90
2001
Impresso sobre papel Couché Fosco, pesado.
Formato 31 x 23 cm
Brochura no mesmo papel, porém bem mais pesado.
Páginas 224
Exemplar perfeito como novo.
PV 80
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fale com nossa diretoria
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libanoatallah@terra.com.br
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Líbano Montesanti Calil Atallah
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